Pesquisar no blog

Quais são as matérias que caem no concurso Agente Penitenciário?

icone calendario 04 ago 2021

Os concursos para o cargo de Agente Penitenciário, ou Policial Penal, estão muito movimentados em 2021. Saiba mais sobre as matérias que são cobradas para esses certames!

Vários editais para a Polícia Penal estão em andamento a nível nacional e estadual também, por isso fizemos um apanhado das matérias que costumam ser cobradas nas provas aplicadas para Agentes Penitenciários.

Quais as disciplinas que caem na prova?

No geral, as matérias são divididas entre Conhecimentos Básicos, Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Complementares.

Conhecimentos Básicos

No caso dos conhecimentos básicos, geralmente as matérias que são cobradas são:

  • Língua Portuguesa;
  • Ética no Serviço Público;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Direitos Humanos.

Conhecimentos Específicos

Esses são os conhecimentos que os candidatos precisam ter para executar as atividades designadas para o cargos. Geralmente essas matérias variam de edital para edital.

Conhecimentos Complementares

No caso dos conhecimentos complementares, os assuntos cobrados costumam ser:

  • Execução Penal; e
  • Departamento Penitenciário Nacional (no caso do concurso Depen ).

Como estudar para um concurso Agente Penitenciário?

Estudar em casa e por conta própria não é uma tarefa fácil, já que para garantir eficiência nessa forma de estudo é preciso ter muito foco, concentração e paciência.

É sempre recomendado que os concurseiros busquem cursinhos caso sintam que estudar sozinho não dá tantos resultados quanto o desejado.

Porém, se estudar por si só é a opção que você tem, saiba que com organização e dedicação essa tarefa se torna muito produtiva.

Monte um cronograma

Primeiramente, é bacana manter um cronograma de estudos. Definir horários e criar uma rotina (e segui-la!) é um ótimo jeito de começar a se organizar.

Avalie o seu dia a dia e considere os seguintes pontos:

  • Você trabalha? 
  • Quais atividades comprometem meu tempo? 

Tendo em mente quais as atividades você exerce durante a semana, será útil para estruturar o seu horário para estudos.

Além dos horários, no cronograma você pode definir os dias em que você vai estudar determinado conteúdo.

É claro que o ritmo de estudo, as horas dedicadas por dia e a divisão das matérias é muito subjetiva. Cada candidato deve levar em conta seus horários disponíveis e as matérias nas quais encontra mais dificuldade.

Outra dica é procurar vídeo aulas somente para aqueles conteúdos extremamente difíceis e que necessitam realmente de uma explicação de alguém que entende daquilo. As vídeo aulas para matérias mais fáceis podem virar um contratempo se não forem usadas com cautela.

Local de estudo

O local de estudos também precisa ser bem organizado, iluminado, silencioso e, de preferência, sem muitas distrações (como celular e televisão).

Por último, tente sempre conciliar as teorias com as práticas. Refazer exercícios, inclusive de provas antigas do concurso desejado, pode ser uma boa maneira para aprender melhor o conteúdo.

Lembre-se: é importante se atentar a cada detalhe do edital do concurso!

Saiba qual é a diferença entre um Agente Penitenciário e um Policial Penal

Em 2019 uma Ementa Constitucional que regulariza a Polícia Penal como um órgão independente foi aprovada.

A EC regularizou a Polícia Penal a nível federal, estadual e também do Distrito Federal, mas cada Estado do Brasil foi compelido a criar sua própria regulamentação para organizar a corporação.

Desde então, a denominação do Agente Penitenciário passou a ser Policial Penal. Confira nosso artigo completo sobre a diferença entre Policial Penal e Agente Penitenciário.

Na época da promulgação, a EC foi muito criticada por quem defende a privatização do sistema penitenciário brasileiro ou, pelo menos, uma parceria entre o Estado e o Privado.

Algumas das críticas tinham fundamento no argumento de que a EC impediria uma privatização futura do sistema prisional e que instituições como a Polícia Penal precisava de uma parceria público-privada na administração.

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim) emitiu até uma carta aberta que dizia:

A criação de uma polícia penal intensifica as condições precárias dos trabalhadores do sistema penal para além de reduzir a transparência e o controle externo em um sistema prisional estruturado por problemas endêmicos de corrupção, violência e violação de direitos”.

No entanto, indo contra os comentários negativos sobre a EC, os próprios Agentes Carcerários comemoraram a aprovação da legislação, já que a Ementa colabora para a valorização do funcionário do Sistema Prisional.

Concursos abertos e previstos para o cargo de Agente Penitenciário

Concursos Agente Penitenciário Abertos

Os concursos Polícia Penal AL (AGEPEN AL) e Seap PA estão abertos. O concurso do Estado do Alagoas está com provas marcadas para o dia 22 de agosto.

Já o concurso Seap PA estará com as inscrições abertas até o dia 08 de setembro de 2021.

Juntos, as duas seleções, juntas, ofertam mais de 2.000 vagas.

Concursos Agente Penitenciário Previstos

Saiba quais são os concursos previstos que contratarão Agentes Penitenciários:

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais