Concurso SESA – PR: questões de provas anteriores

icone calendario 22 set 2016

Concurso SESA PR A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) está com um importante concurso aberto. São mais de 900 oportunidades e os salários variam de R$ 2.700 e R$ 4.766,65.

Para quem ainda não começou a estudar, o portal GN Concursos separou algumas questões das últimas provas. Confira e comece a estudar agora, pois a prova será aplicada em setembro.

Garanta já a sua vaga neste concurso!
Compre aqui: Apostila SESA

Português
1 – As opções a seguir são adaptações de trechos de um texto do jornal O Tempo (MG), de 22/3/2013. Assinale a opção gramaticalmente correta.

( ) a) O desmatamento e a urbanização acelerados, com a consequente poluição, torna crescente a degradação dos suprimentos. Continuando esse processo, estima-se que, em 50 anos, a água será um bem raro para metade da população mundial.

( ) b) Há necessidade de serem adotadas por governos, empresas e cidadãos, práticas econômicas no uso da água, com preservação dos mananciais, racionalidade no manejo, redução do desperdício, despoluição dos depósitos e incremento da reutilização.

( ) c) Não há meio mais eficiente, para convencer a sociedade da urgência desses procedimentos que a escacez. Providências têm sido tomadas. Desde 1997, o Brasil tem sua Lei das Águas, estabelecendo uma política nacional de recursos hídricos.

( ) d) Apesar de dois terços do planeta serem cobertos de água, apenas 0,008% dela é potável. Grande parte está degradada pela ação humana. O que sobra então é um bem à cujo acesso a população cada vez mais terá dificuldade.

( ) e) Cada ser humano precisa de 110 litros de água por dia para seu consumo pessoal. O brasileiro gasta 200 litros por dia. O país tem 12% da água doce do mundo, por isso gozamos de uma situação privilegiada. Entretanto, 40% da água de que dispomos são desperdiçada.

Sistema Único de Saúde – SUS
2 – A Lei n.º 8.080/1990, conhecida como a Lei Orgânica da Saúde, foi criada para regular, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado. Com base nessa lei, assinale a opção correta.

( ) a) Os princípios e diretrizes da Lei n.º 8.080/1990 incluem a divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário, a participação da comunidade e a utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática.

( ) b) Em sua regulamentação, ficou estabelecido que a iniciativa privada não poderá participar do SUS. Cabe ao Estado regularizar a organização da saúde do país e não à iniciativa privada.

( ) c) A Lei estabelece que as comissões intersetoriais articularão políticas e programas de interesse para a saúde, cuja execução envolva somente as áreas compreendidas no âmbito do SUS. Segundo a referida lei, a vigilância nutricional e a orientação alimentar se encontram em nível diferente de saúde, não estando, portanto, incluídas no campo de atuação do SUS.

( ) d) Segundo a referida lei, a vigilância nutricional e a orientação alimentar se encontram em nível diferente de saúde, não estando, portanto, incluídas no campo de atuação do SUS.

( ) e) De acordo com a Lei, saúde do trabalhador corresponde a um conjunto de ações que visam, entre outras, a promoção e a proteção da saúde do trabalhador, não abrangendo a participação na normatização, fiscalização e controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas privadas.

Ética na Administração Pública
3 – A moralidade da administração pública se caracteriza por
( ) a) limitar-se à distinção entre o bem e mal.

( ) b) se encerrar sempre na legalidade da conduta humana.

( ) c) ter como alicerce a finalidade da ação pública.

( ) d) não se limitar à distinção entre o bem e o mal.

( ) e) buscar sempre o bem individual e coletivo.

Noções de Informática
4 – Acerca dos sistemas operacionais Linux e Windows, assinale a opção correta.
( ) a) O Windows reúne um conjunto de programas do pacote Microsoft Office.

( ) b) Uma desvantagem do Linux, em relação ao Windows, é a ausência de gerenciador de arquivos.

( ) c) No Linux, é possível executar programas livres, o que não é possível ser feito no Windows, um sistema operacional proprietário.

( ) d) Na compra de computador atual, se o proprietário optar por um desses sistemas operacionais, o sistema operacional integrará o hardware, não sendo mais necessário que o usuário adquira separadamente esse sistema.

( ) e) Tanto o Linux quanto o Windows são sistemas operacionais responsáveis por inicializar o hardware do computador, controlar os dispositivos, fornecer gerência, escalonamento e interação de tarefas, e manter a integridade do sistema.

Para saber mais detalhes e baixar o edital, veja a página do Concurso SESA – PR!

Alternativas corretas
1 – B
2 – A
3 – D
4 – E

sesa-pr-590x72

Saiba mais sobre o Concurso SESA PR

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais