Carreiras Tribunais: Confira os concursos previstos | Nova Concurso

Carreiras Tribunais: Confira os concursos previstos!

icone calendario 20 abr 2021

Atenção concurseiros! Novos editais de concursos para Tribunais são esperados para o ano de 2021.

A equipe da Nova Concursos realizou este artigo para que você fique por dentro de todas as seleções autorizadas, previstas e os detalhes das que estão em andamento.

O Projeto de Lei Orçamentária de 2021, prevê 1.545 vagas para o poder judiciário. Mais de dez seleções estão previstas para 2021. Confira a seguir as principais oportunidades para o Tribunal de Justiça:

Concursos autorizados

Concurso TJ AP Juiz

O concurso TJ AP para o cargo de Juiz teve comissão formada em julho, um novo certame está autorizado desde março.

São esperadas 7 vagas imediatas, mais formação de cadastro de reserva. A banca está em definição. De acordo com o documento, as propostas técnicas deverão ser encaminhadas via e-mail até o dia 2 de dezembro.

Concurso TJ TO

O Concurso TJ TO estava autorizado a contratar o Cebraspe como banca organizadora. Entretanto,  em fevereiro, a comunicação do Tribunal de Justiça de Tocantins confirmou que o Cebraspe não será mais a banca organizadora da seleção.

A comissão está realizando um novo levantamento de cargos vagos do quadro de servidores que deverá ser realizado, além de estudo de viabilidade para a realização do certame.

O novo presidente do Tribunal disse ser favorável à realização do concurso e de que o assunto está a cargo da Comissão de Seleção e Treinamento.

Concurso TJ RS 

O concurso TJ RS para os cargos de Técnico e Analista já tem banca definida. A banca foi definida no dia 07 de outubro  por meio de aviso de dispensa de licitação. O Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) foi escolhido para conduzir o certame.

Concurso  TJ SP- Cartório

O concurso TJ SP  já conta com banca definida para a realização da nova seleção destinada à profissionais que queiram atuar nos cartórios situados na região.

A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – VUNESP foi a escolhida para organizar o próximo concurso do Tribunal.

Concurso TJ AL

O Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas  divulgou em fevereiro a comissão que ficará responsável pela organização do próximo Concurso TJ AL  para o cargo de Juiz Substituto.

Concurso TJ RS 

O concurso TJ RS será destinado para os cargos de Oficial PJ-H e Assistente Social PJ-J  e ofertará 28 oportunidades. 

Das 28 oportunidades previstas, 24 vagas serão para a função de Oficial de Justiça PJ-H e 04 vagas para a carreira de Assistente Social. O certame é aguardado desde março do ano de 2019, quando foi autorizado pelo Conselho da Magistratura.

Concurso TJ RR

O concurso TJ RR conta com comissão formada para a realização da nova seleção.

Em abril de 2019, o portal da transparência indicava 69 cargos desocupados, sendo 30 cargos de nível superior, 22 de nível médio e 17 de nível fundamental.

Concurso TJ PE

O concurso TJ PE para o cargo de Juiz substituto foi confirmado. Isso porque o presidente do TJ/PE afirmou que a seleção é considerada prioritária.

Os trâmites da comissão foram suspensos devido à pandemia de covid-19, a publicação do edital era aguardada para 2020, porém, com a suspensão, é provável que o edital seja publicado em 2021.

Concurso TJ RO

O Concurso TJ RO está previsto para o primeiro semestre do ano de 2021.

Conforme o documento, a comissão terá o prazo de 180 dias, aproximadamente seis meses, para a execução dos trabalhos e estudos para prover à contratação de pessoa jurídica para a realização de concurso público e processo seletivo temporário.

Concurso TJ BA 

O concurso TJ BA  já possui comissão formada para o concurso de Cartórios. Os nomes dos membros da Comissão foram divulgados no Diário da Justiça Eletrônico no dia 09 de dezembro de 2019.

Concursos previstos

Concurso TJ SP

Representantes do órgão entraram em contato com a Fundação Vunesp para organização do concurso TJ SP.

O superintendente de planejamento da banca organizadora, Henrique Luiz Monteiro, afirmou que o TJ SP tem previsão de publicação do edital de abertura e da aplicação das provas para o primeiro semestre deste ano.

Concurso STF

A necessidade de um novo concurso STF (Supremo Tribunal Federal) aumenta cada vez mais. Em maio de 2019, o déficit era de 45 vagas nos cargos de Analista e Técnico Judiciário no órgão.

A validade do último concurso venceu em 2016, e o número de aposentadorias irá aumentar ainda mais o déficit dos servidores. 

Concurso TJDFT

Após a aprovação da PLOA 2021, o órgão realiza um estudo sobre a possibilidade de divulgar um edital para o novo concurso TJDFT ( Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios).

O novo certame do tribunal, visa o preenchimento de vagas para os cargos de Técnico Judiciário e Analista Judiciário, nos níveis médio e superior, respectivamente. O edital de abertura poderá ofertar mais de 110 vagas!

Concurso TJ RN 

O novo concurso TJ RN segue confirmado. Entretanto, os estudos para o próximo edital, que contará com vagas administrativas, estão suspensos.

Dessa maneira, dados como os cargos, salários e número de vagas, que serão oferecidos no próximo edital, ainda não foram definidos.

Concurso TJ AP

O último concurso do Tribunal de Justiça do Amapá foi realizado no ano de 2014. A expectativa é que em breve o Tribunal publique um novo edital.

As oportunidades serão destinadas para os níveis médio e superior, nos cargos de Técnico Judiciário e Analista Judiciário, respectivamente.

Concurso TJ RJ

O concurso TJ RJ completou 11 meses de suspensão no último dia 1º de março. O certame visa ao preenchimento de 160 vagas, sendo 85 para Técnico Judiciário e 75 para Analista Judiciário.

Atual presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro , o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira afirmou que a seleção será retomada em breve, mas nenhuma data ainda está prevista.

Concurso TJ SC

O Concurso TJ SC também publicou edital no mês de fevereiro, o certame oferta 2 vagas imediatas e outras para formação de cadastro de reserva. Lembrando que o Tribunal possui o quantitativo de 782 cargos. A banca organizadora é a Fundação Carlos Chagas – FCC.

A prova objetiva seria aplicada em maio, porém, devido ao novo coronavírus, a data foi adiada e ainda não foi publicado um novo cronograma. A previsão é que o edital seja publicado no 1º semestre de 2021.

Concursos Tribunais de Justiça Militar (TJM)

Concurso TJM MG

O edital do Tribunal de Justiça Militar do estado de Minas Gerais foi publicado em 2020. Em março, o edital foi suspenso devido à pandemia de Covid-19. Uma nova data de inscrições será reaberto.

O concurso TJM MG oferta 24 vagas imediatas nas carreiras de Oficial Judiciário e Técnico Judiciário e tem como banca examinadora a Fundação Mariana Resende Costa – FUMARC.

Concursos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs)

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2021) trouxe previsões de receitas e despesas, dentre as quais o provimento de 799 cargos na Justiça do Trabalho.

Para a Justiça do Trabalho, o texto prevê o provimento de 747 cargos vagos na carreira mais a criação de 52 novos cargos comissionados para o Tribunal Regional do Trabalho da 22.ª Região, especificamente.

Vale ressaltar que o projeto de Lei Orçamentária Anual encontra-se no Congresso Nacional e ainda precisa ser aprovado em caráter definitivo e depois encaminhado à sanção presidencial.

A criação das novas vagas decorre do Projeto de Lei Complementar 112/2017 que cria, no Quadro de Pessoal da Secretaria do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, 52 funções comissionadas. O PLC está no Senado Federal para aprovação e encontra-se com a relatora para análise desde abril de 2019.

Concursos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs)

Concurso TRE AM

O concurso TRE AM  segue previsto para 2021. Em resposta a um seguidor da Corte na sua rede social oficial, o órgão afirmou que vai solicitar recursos para a realização da nova seleção.

Atualmente, o Tribunal Regional Eleitoral do estado do Amazonas conta com onze cargos vagos, sendo cinco de Analista e seis de Técnico. A última seleção TRE AM ocorreu em 2014 e  foi expirada em 2018.

Concurso TRE AL

Enquanto um novo concurso TRE AL  (Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas) não é realizado, aumenta o número de déficit de servidores no órgão. A publicação de um novo edital é considerada urgente.

No momento, o tribunal conta com 15 cargos vagos nas carreiras de Técnico e Analista, sendo 13 cargos para Técnico, de nível médio e 02 cargos para Analista, de nível superior. Os salários são nos valores de R$ 7.591,37 e R$ 12.455,30, respectivamente!

Concurso TRE GO

Segundo informações do Setor de Seleção e Gestão de Desempenho do TRE GO , o órgão realiza estudos para ver se é possível abrir um novo edital. Entretanto, estes estudos estão em fase inicial.

Até então, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás conta com 12 cargos vagos, entre Analista Judiciário e Técnico Judiciário. A última seleção TRE GO foi realizada em 2014, oferecendo 14 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva. Sua validade, já contando com a prorrogação, expirou em 2019.

Concurso TRE PI

Foi autorizado o concurso TRE PI  (Tribunal Regional eleitoral do Piauí), agora o certame pode ser publicado muito em breve. Além disso, foi anunciado os nomes dos servidores que comporão a comissão organizadora do novo concurso, como também seus suplentes.

É esperado que sejam ofertadas oportunidades para as carreiras de Técnico e Analista, cujos requisitos são os níveis médio e superior, respectivamente. 

Concursos Tribunais Regionais Federais (TRFs)

Concurso TRF 6

Foi aprovada pela Câmara dos Deputados, a criação do novo Tribunal Regional Federal, favorecendo a realização do concurso TRF 6.

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2021), traz uma importante informação a respeito do TRF 6 (Tribunal Regional Federal da 6ª Região). De acordo com informações do projeto, das 1.075 vagas previstas para a Justiça Federal, 150 vagas são destinadas ao novo concurso TRF 6.

Concurso TRF 3

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região homologou o último concurso TRF3 . A  lista final dos candidatos aprovados foi divulgada no Diário Oficial da União.

Ao todo, foram ofertadas nove vagas para o provimento imediato e formação de cadastro de reserva, para cargos de nível médio e superior (Técnico e Analista Judiciário). O concurso público foi organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e contou com a participação de 77.816 inscritos.

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais