Concurso Seeduc RJ: Governador valida a contratação de 827 professores temporários!

icone calendario 27 fev 2020

Por falta da realização do concurso Seeduc RJ (Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro), o governador autorizou a contratação de 827 professores temporários.

Contratação de professores temporários na Seeduc RJ

Através de um decreto divulgado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, o governador Wilson Witzel, autorizou a contratação de 827 professores e a prorrogação do contrato de 373 professores, ambos por tempo determinado pela Secretaria de Estado de Educação, devido à necessidade de docentes no ano letivo de 2020.

Serão prorrogadas contratações de 373 professores por tempo determinado e contratados 777 professores, todos de anos finais de Ensino Fundamental e de Ensino Médico, com cargas horárias de trabalho de 16 e 30 horas semanais.

Também serão contratados 50 professores de anos iniciais do Ensino Fundamental, com carga horária de trabalho de 22 horas semanais.

A Seeduc RJ deverá direcionar 5% das vagas aos candidatos com deficiência, 20% para candidatos negros e índios e 10% para candidatos com hipossuficiência econômica.

As contratações serão feitas por tempo determinado, estritamente necessário ao atendimento letivo do ano de 2020, tendo prazo de até 02 anos, admitida a prorrogação pelo prazo máximo de até 01 ano.

A Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, realizou o último concurso no ano de 2014. Na época, foram ofertadas mais de 1.000 vagas para a carreira de Professor Docente, plano I, sendo 704 vagas designadas ao regime de 16 horas semanais e 696 vagas para o regime de 30 horas semanais.

Na ocasião, os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva e avaliação de títulos. A prova objetiva foi composta por disciplinas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Pedagógicos e Conhecimentos Específicos.

Os salários oferecidos no edital foram nos valores de R$ 1.241,97 e R$ 2.188,67, para jornadas de 16 e 30 horas semanais, respectivamente.

Sindicato solicita novo concurso Seeduc RJ

O coordenador geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), Alex Trentino, detalhou sobre a necessidade imediata da realização do concurso Seeduc RJ para efetivos.

“O sindicato acha que é uma necessidade imediata do governo fazer concurso para suprir as carências dos professores que se aposentam e falecem. Enfim, há uma carência enorme em várias disciplinas, já que estamos há sete ou oito anos sem abertura de concurso público. Então, essa seleção é urgente e necessária”, disse o coordenador.

Ainda foi ressaltado por Trentino, que o sindicato realiza diversas audiências com o governo, em que apresenta essa carência de profissionais. Segundo o coordenador, a resposta do secretário Pedro Fernandes é que no momento, este trâmite precisa de aprovação da Secretaria de Fazenda e da Procuradoria Geral do Estado, devido ao Regime de Recuperação Fiscal.

No momento, conforme os dados do sindicato, o maior déficit de profissionais está localizado nos municípios da Baixada Fluminense (Nova Iguaçu, São João de Meriti e Belford Roxo) e na Grande Rio (São Gonçalo e Itaboraí).

De acordo com o diretor do Sepe-RJ, as disciplinas com maior defasagem de professores são em Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Química e Física. Dessa maneira, Trentino apontou a urgência para contratação efetiva de novos profissionais.

“Nós defendemos a abertura de concurso para todas as funções escolares, inclusive no magistério. Dentro da rede estadual, há muitos anos não é feito concurso para merendeira. O último concurso que teve para inspetor de alunos, acho que foi em 2011. Merendeira hoje é um cargo quase que extinto, só tem terceirizados. Faltam porteiros e isso é um problema grave no Rio de Janeiro, visto que a questão da segurança é muito grave no estado. Isso é urgente”.

Uma boa notícia, é que o concurso Seeduc RJ conta no Plano Plurianual do Rio de Janeiro. A reserva no PPA é um indicativo que o certame está previsto até o ano de 2023, mas depende do aval do chefe do Estado.

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais