O que cai na prova: Prefeitura de Curitiba – Áreas da Saúde e Educação

icone calendario 15 fev 2016

prefeitura-municipal-de-curitiba-logo-primary A Prefeitura de Curitiba – PR publicou mais dois editais de concursos, dessa vez com o objetivo de contratar 145 profissionais de níveis médio/técnico e superior. Se você deseja participar das seleções, veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você!

Garanta já a sua vaga neste concurso!
Compre aqui: Apostila Prefeitura de Curitiba

Matérias comuns aos cargos de Enfermeiro e Técnico de Enfermagem em Saúde Pública

Língua Portuguesa: Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática (ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios). Domínio da norma do português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação da frase e períodos complexos, uso do vocabulário apropriado, pontuação, concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.

Matemática: Conceitos dos diferentes tipos de números: naturais, inteiros e racionais. Problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Regra de três simples e composta. Porcentagem: cálculo e estimativa. Raciocínio lógico.

Conhecimentos específicos: confira no edital.

Profissional do Magistério em Docência I

Metodologia e Fundamentos da Educação: Concepções de Educação e suas repercussões na organização do trabalho escolar: Planejamento de Ensino; Avaliação da Aprendizagem; Aprendizagem e desenvolvimento humano: Aprendizagem e Desenvolvimento; O processo de ensino/aprendizagem na perspectiva dos ciclos de aprendizagem; Relação professor/estudante/conhecimento.

Legislação: Lei Federal nº 13.005/2014 – PNE – Plano Nacional de Educação Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente Título I – Das Disposições Preliminares. Capítulo II – Do Direito à liberdade, ao respeito e à Dignidade. Capítulo IV – Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte a ao Lazer. Lei Federal nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Artigos 2º, 3º, 4º, 11, 12, 13, 14, 18, 21, 22, 58, 59, 61. Resolução nº 04/10 CNE/CEB – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

Educação Infantil: Eixos: Infância: tempo de direitos; Espaço e tempo articulados; Ação compartilhada; Dimensões do trabalho pedagógico, objetivos e Áreas de Formação Humana: Planejamento, registro e avaliação; Brincadeira; Identidade; Relações sociais e naturais; Linguagens; Pensamento Lógico-matemático.

Ciências: Componentes vivos e não vivos dos diferentes ecossistemas terrestres e suas relações de interdependência, bem como a ação do ser humano nesses ecossistemas; Corpo Humano e saúde: alimentação, reprodução, desenvolvimento, órgãos dos sentidos, digestão, respiração, circulação, excreção, coordenação, cobertura do corpo, número de patas e formas de locomoção; Astronomia: Sistema solar e fenômenos celestes (movimentos da Terra e fases da lua) e sua influência no ambiente e nas atividades humanas; Ar, Água e Solo: relações com o ecossistema, com a sociedade e com a tecnologia.

Matemática: Conjuntos Numéricos; (naturais, inteiros, racionais, reais); Expressões numéricas (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, raiz quadrada e cúbica); Números racionais: frações, decimais, porcentagem; Probabilidade; Equações do 1.º e 2.º graus; Sistema de equações; Sistema Métrico Decimal; Razão e proporção; Regra de três (simples e composta); Geometria Plana: figuras planas (nomenclatura e classificação), ângulos, simetria, cálculo de área e perímetro; Teorema de Pitágoras; Geometria Espacial: sólidos geométricos e corpos redondos; cálculo de volume; Estatística (tabelas e gráficos).

Arte: Elementos formais próprios de cada linguagem artística: Artes visuais – linha, plano, volume, cor e textura; Música – elementos sonoros: timbre, altura, duração, intensidade; elementos da música: instrumentação, melodia, ritmo, dinâmica; Teatro – texto, personagem, caracterização, cenografia, iluminação e sonoplastia; Dança – peso, fluência, espaço e tempo. Aspectos culturais, sociais e históricos da Arte a partir das linguagens visual, cênica, musical e dança: Arte brasileira; Arte afro-brasileira; Arte paranaense.

Geografia: Localização e orientação espacial: orientação pelo Sol e pela bússola; Elementos da paisagem: naturais e culturais; Espaço urbano e rural e sua interdependência; Elementos do mapa: título, orientação, escala, legenda; Geografia do Paraná: Localização; O processo de ocupação do território paranaense; Distribuição espacial da população; Distribuição das atividades econômicas no espaço paranaense.

História: O ensino de história e a historiografia; História do Brasil: A chegada dos Portugueses no Brasil; A sociedade, a economia, a educação e a cultura no Brasil Colonial; O processo de Independência do Brasil e o Brasil independente; Processo Republicano e República; Contexto Política, econômico e cultural da Sociedade Brasileira no século XX e XXI; História do Paraná: Emancipação Política do Paraná; Cultura e Educação; vida material e econômica; urbanização e industrialização; Ocupação do território, população e migrações. Fundação de Curitiba.

Língua Portuguesa: Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática (ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios). Domínio da norma do português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação da frase e períodos complexos, uso do vocabulário apropriado, pontuação, concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.

Para saber mais detalhes e baixar os editais, veja a página do Concurso Prefeitura de Curitiba – Áreas da Saúde e Educação.

Critérios de desempate

Em caso de empate na pontuação final serão aplicados os critérios de desempate a seguir discriminados, de forma sequencial:
– Tiver idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, até o último dia de inscrição neste concurso público
– Maior número de pontos nas questões objetivas de Metodologia e Fundamentos da Educação;
– Maior número de pontos nas questões objetivas de Legislação;
– Maior número nas questões objetivas de Língua Portuguesa;
– Persistindo o empate, terá preferência o candidato mais idoso, desde que não abrangido pelo Estatuto do Idoso sendo considerado ano, mês e dia.

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

modelo-apostila prefeitura de curitiba

Saiba mais sobre o Concurso Prefeitura de Curitiba - PR - Áreas da Saúde e Educação

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais